Marte e Vénus de Jean François Lagrenée. |
Os Homens são de Marte as Mulheres de Vénus
Serão?
Para os Antigos são.
Para os Antigos Marte, filho de Juno e de Júpiter, era o deus da guerra sangrenta, ao contrário de sua irmã Minerva, que o era da guerra diplomática.
Os dois irmãos tinham uma relação difícil, conflituosa, que culminou num frente-a-frente sob as muralhas de Tróia, protegendo Marte os Troianos, Minerva os Gregos.
Apesar de bárbaro e cruel Marte tinha o amor Vénus, de quem teve um filho, Cupido, e uma filha, Harmonia.
Os Romanos consideravam-se descendentes de Marte porque consideravam Rómulo filho dele e de Reia Sílvia, ou Ília, princesa de Alba Longa.
Para os Antigos Vénus, segundo uns nascida de uma concha de madrepérola, gerada pelas espumas (aphros, em grego, donde Aphrodítē), segundo outros filha de Júpiter e de Dione, a deusa das ninfas, era a deusa do Amor e da Beleza.
Tendo sido obrigada a casar com Vulcano, o deus do fogo, dos vulcões e do ferro, que era feio, manco e passava o tempo a forjar os raios de Júpiter, amava a Marte, de quem teve dois filhos, Cupido e Harmonia.
Portanto para os Antigos «Os Homens são de Marte as Mulheres de Vénus».
Mas sê-lo-ão para os Modernos?
Os Modernos inventaram uma nova mulher, a Mulher Maravilha, que não ama Marte e o combate com as armas do próprio Marte. A Mulher Maravilha é Marte em versão feminina.
Wonder Woman, em inglês, Mulher-Maravilha, em português. |
Devemos admirar-nos que as mulheres que aderiram ao modelo da Mulher Maravilha tenham sérios problemas nos seus relacionamentos amorosos?
Devemos admirar-nos que o livro Os Homens são de Marte, as Mulheres de Vénus, do norte-americano John Gray, especialista no aconselhamento de casais, tenha tido, e continue a ter, um êxito fenomenal?
Devemos admirar-nos que as sociedades, ou grupos sociais, cujas mulheres aderiram, em número significativo, ao modelo da Mulher Maravilha tenham experimentado uma violenta quebra na natalidade?
… o Feminino combater o Masculino com as armas do Masculino …
¿ que diriam os Antigos da ideia ?
Diana - Juno - Minerva - Luna
|
Aos Antigos da ideia de o Feminino combater o Masculino com as armas do próprio Masculino pareceria verdadeiramente bárbara! Não o fez, Diana, a Virgem-Noiva, nem Juno, a Esposa-Mãe, nem Minerva, a Artesã-Sábia, não o fez nenhuma outra divindade feminina, não o fez Luna, a Lua, que as todas sintetiza.
O Feminino combater o Masculino com as armas do próprio Masculino é algo de totalmente alienígena à Antiguidade Clássica... e também à Antiguidade Oriental. Nem a Astarte levantina, filha de Baal e deusa da lua, da fertilidade, da sexualidade e da guerra, nem a Sekhmet egípcia, a deusa leoa, ambas guerreiras, deixam de ter comportamentos femininos e de serem mães. E como estas todas as outras. Nem sequer a terrível Cali hindu, uma manifestação Parvati, a deusa do poder, esposa de Xiva, O Destruidor, ou O Transformador, e mãe de Ganesha, o deus da sabedoria, e de Scanda, o deus das batalhas, se comporta como se um homem fosse.
Os Homens são de Marte, as Mulheres de Vénus
- Os Homens são de Marte as Mulheres de Vénus de John Gray na Goodreads.
- Recensão do livro “Os Homens são de Marte as Mulheres de Vénus” de John Gray em divagaçõesligeiras.
- Estudo mostra que cérebros de homens e mulheres são mesmo diferentes na Visão.
Referências
- Venus y Marte – Es Racó de ses Idees.
- Mitologia - Marte, Venus y Vulcano: Marte y Venus en la red de la venganza – Nuestros Antepasados.
- Marte (mitologia) – Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Ares – Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Vênus (mitologia) – Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Afrodite – Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Afrodite Pandemos – Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Afrodite Urânia – Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Minerva – Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Atena – Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Vulcano (mitologia) – Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Hefesto – Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Mulher-Maravilha – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Origem das imagens
___________________________________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário