«Foi assim que Al Venter, um dos autores e investigadores militares anglo-saxónico mais reconhecidos do mundo, descreveu a Força de Reacção Rápida, das Forças Armadas Portuguesas, em missão na República Centro-Africana ao serviço das Nações Unidas desde 2017.»
Independentemente do parecer pessoal, mais positivo ou negativo, que se tenha sobre as Nações Unidas, é possível valorizar estas palavras pelo aquilo que representam, tão assustadoramente idênticas às que encontramos em crónicas de séculos de antanho.
1. K1 para o grupo
O vídeo acima.
2. K2 comenta o vídeo que K1 publicou
A tropa portuguesa ainda é assim tão boa!?
Nós já saímos de lá !
3. K1 em resposta a K2
Acho que está no sangue camarada K2!!!
4. K2 para o grupo
Algum de vocês se lembra do EP, que morreu há uns anos?
Formou-se em Electrotecnia em Luanda. Não me lembro se fez tropa, acho que não.
Trabalhou na ONU e esteve em Timor, onde o encontrei. O EP contou-me que um colega da ONU, indiano, sem saber que ele era português, comentou a tropa portuguesa que lá estava.
Disse que era a melhor tropa que tinha visto! E contou que noutra missão da ONU, na Bósnia ou assim, havia uns rebeldes que era preciso ir desarmar.
Foram lá os Americanos, cheios de jipes e de parafernália, foram recebidos a tiro e retiraram. Foram outras nacionalidades e aconteceu o mesmo. No fim foram os portugueses, a pé, sem grande aparato.
Aproximaram-se devagar. Chamaram os rebeldes sem antagonismos. Chegaram à fala. Conversaram e conversaram. Daí a um bocado, estavam a comer todos juntos.
E no fim trouxeram as armas!
5. K3 para o grupo
No nosso tempo tínhamos umas unidades muito boas, outras nem tanto.
Militares portugueses enfrentaram grupos armados na República Centro-Africana, nas últimas semanas de setembro. No vídeo é possível ver como sofreram uma emboscada. Não houve vítimas mortais.
Fontes
- “Al J. Venter Describes The Portuguese Military”. Sylva Hodracyrda’s Youtube Channel. Published on August 24, 2020.
- Old Boys Network. Publicado a 29 de Agosto de 2020.
- As imagens da emboscada contra militares portugueses na República Centro-Africana”. Canal do Observador no Youtube. Publicado a 09 de Outubro de 2019.
- “Militares portugueses na República Centro-Africana recebem medalha da ONU”. ONU News. Publicado a 10 de Setembro de 2019.
Etiqueta principal: Forças Armadas Portuguesas.
Partilhado no Twitter.
ResponderEliminarhttps://twitter.com/athayde_a/status/1300331436789112842