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6 de setembro de 2020

Cidadania, Sectarismo e Bom Senso



A propósito da disciplina de Educação Para a Cidadania, ou Cidadania e Desenvolvimento, as fontes variam, e de dois alunos que, chumbados por faltas à dita disciplina, passaram, primeiro, e chumbaram, depois (por terem sido "despassados"), vai por aí uma grande polémica metendo comunicado públicos, abaixo assinados, artigos nos jornais, entrevistas nas televisões, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Constituição da República Portuguesa, leis várias, a Liberdade de Educação dos pais, ou das famílias, o Direito à Objecção de Consciência dos ditos pais, ou famílias (caso não concordem com os conteúdos das disciplinas, em geral, desta em particular), polémica, e assunto, sobre os quais pretendo também dizer umas coisinhas.

Entretanto, e dado que Isabel Stilwell já publicou no Jornal de Negócios um artigo sobre este tema, artigo que muito me agradou e com o qual concordo a quase 100%, vou começar por transcrever o dito artigo.


Eu também nunca teria ido à escola

Felizmente, os meus pais acreditavam em si próprios. No seu exemplo, e nos nossos neurónios. Acreditavam na força dos argumentos com que defendiam os seus valores, na fundamentação das suas convicções, e na nossa capacidade para aprender a esgrimir as nossas, mesmo em ambientes hostis.

Por Isabel Stilwell no Jornal de Negócios a 01 de Setembro de 2020 às 19:39

A notícia anda pelos jornais, pelas redes sociais com cartas abertas e petições, mas o essencial conta-se em poucas linhas: um pai impediu os dois filhos de 12 e 15 anos de frequentarem as aulas de Cidadania e Desenvolvimento, disciplina obrigatória. Faltas que a lei considera obrigarem o aluno a chumbar o ano. Neste caso dois, por uma série de peripécias, entre as quais o facto de a família ter recusado as tentativas da escola/agrupamento/ CPCJ/Ministério da Educação para encontrar uma solução. Foi-lhe proposto que substituíssem a frequência das aulas por trabalhos de projeto escolhendo, por exemplo, o tema da literacia financeira ou a declaração dos Direitos do Homem, mas o pai recusou, porque defende que o que está em causa é a disciplina em si, e o direito dos pais à “objeção de consciência”. Numa entrevista à revista Sábado afirma: “Não tem nada a ver com ideologia de género ou sexo. A mesma questão coloca-se em relação à solidariedade ou ao ambiente. São competências que entendemos que são competências dos pais, independentemente de estarmos a falar de ideologia de género, ambiente ou literacia financeira.”

O Ministério da Educação não teve outro remédio senão ser intransigente: sendo assim os alunos têm de chumbar, disse num despacho que uma providência cautelar entreposta pela família suspendeu. A guerra nos tribunais começou, e promete ser longa. Enquanto isto, toda a gente tem uma opinião. E eu não sou exceção.

Se o meu pai tivesse sido como este senhor, nunca me teria mandado à escola, ou pelo menos frequentar a disciplina de História, porque como historiador e inglês que era, discordava violentamente da forma como na escola portuguesa nos era ensinado o episódio do Ultimato. E tinha, sem dúvida nenhuma, recusado que eu continuasse no liceu nos anos quentes do pós-25 de Abril em que a ideologia entrava por todas as disciplinas, independentemente do nome. Católico convicto, não nos teria deixado pôr um pé numa sala de aula onde se dissesse que a “religião era o ópio do povo”. E se o meu pai fosse de uma etnia ou crença religiosa que defendesse que a escola não era para meninas, lá ficava eu em casa, porque a competência da minha mãe para os bordados era insuperável. Se alinhasse pelos criacionistas nunca teria estudado nem Ciências, nem Biologia, e caso fosse primo da Dona Branca, teria insistido em ser ele a “dar-me” literacia financeira.

Mas, felizmente, os meus pais acreditavam em si próprios. No seu exemplo, e nos nossos neurónios. Acreditavam na força dos argumentos com que defendiam os seus valores, na fundamentação das suas convicções, e na nossa capacidade para aprender a esgrimir as nossas, mesmo em ambientes hostis. Acreditavam, até, na nossa liberdade de escolher uma opinião diferente da sua. E tudo isto fora do horário escolar.

Porque sim, o que mais me confunde no histerismo de alguns pais — e nos movimentos e políticos que fazem destes casos bandeira — é a ideia que têm dos seus próprios filhos e dos adolescentes em geral, imaginando que precisam de ser defendidos ao limite (inclusivamente faltando às aulas) das “ideias perigosas”. Ideias que, num sopro, imaginam poder deitar por terra tudo aquilo que lhes ensinaram e que veem em casa, sejam sobre “sexo” ou sobre o “escândalo” de se entoar um cântico de missa na aula de música. Confunde-me que não desejem que os seus filhos, com o seu apoio, evidentemente, se treinem na escola a saber defender os seus pontos de vista. Sinceramente revelam muito pouca confiança nas suas “competências” para educar.

Porque se é verdade que o Estado não pode programar a educação de acordo com certa ideologia, filosofia ou estética, de modo a criar um pensamento único — e contra isso todos os protestos são bem-vindos — isso não significa que as ideologias, a filosofia ou a estética sejam postas fora dos conteúdos escolares. O que importa é que o sejam de uma forma aberta e plural de modo a fomentar o pensamento crítico. E o pensamento crítico só se forma se for exposto ao contraditório.

Nota: Não deixe de ler o Polígrafo sobre o “alerta” do deputado Nuno Melo, que nem acertou no nome da disciplina, chamando-a de “Sexualidade, Género e Interculturalidade”, as três palavrinhas que garantidamente inflamam os pais (às vezes com razão). [Nuno Melo: "Alunos chumbam porque não frequentam aulas de 'Sexualidade, Género e Interculturalidade'". Confirma-se?]



Tentações de Cristo
Por Botticelli, 1481-82, na Capela Sistina, no Vaticano.


Cidadania, Sectarismo e Bom Senso
católico do grego καθολικος (universal)
diabo do grego διάβολος (aquele que separa)
Mateus 4, 8-10
Em seguida, o diabo conduziu-o a um monte muito alto e, 
mostrando-lhe todos os reinos do mundo com a sua glória, disse-lhe: 
«Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.» 
Respondeu-lhe Jesus: 
«Vai-te, Satanás, pois está escrito: 
“Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto.”»

um
Subscrevo a quase 100% o artigo de Isabel Stilwell. E só não o subscrevo a 100% porque não subscrevo a “dentadinha” no deputado Nuno Melo.

dois 
Que a disciplina de Educação Para a Cidadania, ou Cidadania e Desenvolvimento, as fontes variam, é de índole político-ideológica é, mas a disciplina de Organização Política e Administrativa da Nação, obrigatória entre 1936 e 1974, também o era, e não me consta que pais republicanos, socialistas, comunistas, tivessem invocado fosse o que fosse para evitar que os seus filhos a frequentassem.

três 
O que mais me impressiona na polémica é o sectarismo e falta de bom senso que a mesma revela. A ideia é tribalizar Portugal? Recuar aos saudosos tempos da República Afonsista, da Guerra dos Dois Irmãos, das Invasões Francesas?




Fontes e referências
  1. Cidadania e Educação: Seus reflexos na formação.”. Instituto Vida Cidadã. Sem data de publicação. Recuperado a 05 de Setembro de 2020 às 20:07 UTC+1.
  2. Eu também nunca teria ido à escola”. Isabel Stilwell. Jornal de Negócios. Publicado a 01 de Setembro de 2020 às 19:39.
  3. Tentação de Cristo”. Wikipédia. Esta página foi editada pela última vez às 21h36min de 9 de abril de 2020.
  4. católico”. Wikcionário. Esta página foi editada pela última vez às 02h25min de 30 de abril de 2017.
  5. diabo”. Wikcionário. Esta página foi editada pela última vez às 08h09min de 30 de abril de 2020.
  6. Bíblia Sagrada”. Difusora Bíblica. Publicada a 13 de Maio de 2001.
  7. Cidadania”. Wikipédia. Esta página foi editada pela última vez às 13h12min de 24 de junho de 2020.
  8. Educação para a Cidadania”. Direção-Geral da Educação (DGE). Sem data de publicação. Recuperado a 06 de Setembro de 2020 às 08:27 UTC+1.






Etiqueta principalPolítica à Portuguesa.

6 comentários:

  1. Partilhado no Twitter.
    https://twitter.com/athayde_a/status/1302516095132348417

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  2. Eu "dou" a disciplina em causa. Chamemos-lhe CD para abreviar. Aquilo que posso testemunhar é que é necessário um professor que esteja atento aos miúdos e às suas circunstâncias.
    A primeira coisa que eu faço convidar os pais a virem à aula partilhar uma experiência relevante, uma leitura fundamental, e eles vêm. E gostam.
    Nenhum dos trabalhos que realizamos em CD saiu da minha cartola, antes foram resposta às necessidades e inquietações dos alunos. Dou-te um exemplo: no dia 16 de outubro, dia a seguir aos fatídicos incêndios de 2017, chegaram à escola e disseram que tínhamos de fazer alguma coisa. Contactaram os escuteiros das zonas afetadas, firmaram com Oliveira do Hospital e fizeram uma recolha de agasalhos que seguiu três semanas depois. Isto é cidadania.
    Eu, sinceramente, não me interesso muito em seguir normas e procedimentos. Sou mais pela descoberta pessoal e colectiva. Por isso é que os meninos, vários credos, várias raças, pais sectários ou não, gostam de CD e se desunham em trabalho.

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  3. Comentei longamente e perdi o comentário....
    Encurtando, eu sou prof de CD. Tenho de engajar os alunos de forma a que sejam eles a gerir, sob supervisão, este espaço. E eles fazem-no, trazendo para a aula as suas circunstâncias e estando atentos ao mundo que os envolve.
    Convido os pais a partilhar e debater em aula uma experiência relevante ou um livro fundamental. E eles gostam e aderem. Fazemos campanhas, estando atentos às necessidades dos que nos cercam. Tenho alunos de vários credos, sem credo, de raças e línguas diversas. Tenho meninos com handicap de varia ordem.
    Não sou de seguir diretivas e regulamentos. É muito mais interessante ver as crianças a descoobrir-se.
    E assim vale a pena.

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    1. Afinal não perdeu o comentário, caro Mac, muito obrigado pelo seu testemunho.

      Nestas disciplinas, em todas mas especialmente nestas, a forma como o professor "ataca" a questão é fundamental.

      Na Literatura, na Filosofia, na Religião e na Moral, na Na Literatura, na Filosofia, na Religião e na Moral, na Ideologia e na Política, existe muita incerteza, muita subjectividade, podem-se defender (com fundamentação e brilho) diversos pontos de vista, em Aritmética 2+2=4.

      Mas, curiosamente, se não nos confinarmos à Aritmética mas considerarmos a Matemática, podemos ter 2+2=4, ou ter 2+2=22, dependendo de considerarmos o sinal '+' como denotando a Operação de Adição ou a Operação de Concatenação.

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  4. Frequentei a disciplina de Organização Política e Administrativa da Nação (OPAN) no Liceu Nacional salvador Correia, em Luanda, nos anos lectivos de 1962-63 e 1963-64, tinha então 16 e 17 anos, e não tenho grandes recordações dessa frequência.

    Existia um livro adoptado, e único, o professor explicava o que estava escrito no livro, nós ouvíamos, quem estava na primeira fila de carteiras (o meu caso) tinha de estar atento, ou fingir que o estava, que estava mais atrás jogava à batalha naval, ou lia livros em quadradinhos, tudo no maior silêncio. O professor falava e nós ouvíamos, ou não.

    O exame versava sobre o que estava no livro, tinha de se saber o que estava no livro praticamente de cor, tive 16 na escrita dispensei da oral.

    Um dos meus irmãos mais novos teve sorte diferente porque lhe coube em sorte o Professor Lavradio (D. António de Almeida Correia de Sá, o filho mais velho do 4.º conde de Lavradio), que eu tive como professor de Francês no 4.º ano do Liceu.

    Na primeiro dia, na aula de apresentação, o Professor Lavradio, de pé no estrado, mostrou-lhes o livro adoptado, e único, desfolhou-o e disse: “No exame sai o que aqui está escrito.”

    Depois sentou-se à secretária, pousou o livro adoptado, e único, e disse: “A matéria está dada, agora vamos conversar.“

    Passaram dois anos a conversar e alguns dos alunos que estavam naquela sala foram, ou são, figuras importantes em Angola e em Portugal.

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