Páginas

17 de junho de 2020

No tempo em que os medicamentos falavam

hidroxicloroquina
dexametasona



Hidroxicloroquina
Olá a todos! Sejam bem-vindos a mais um encontro de “Medicamentos que supostamente curam a COVID-19 mas afinal não”. Espero que estejam todos bem desde a semana passada. Vejo que temos aqui uma cara nova. Como te chamas?

Dexametasona
Chamo-me Dexametasona. Mas podem chamar-me Dexa.

Hidroxicloroquina
Olá, Dexa. O meu nome é Hidroxicloroquina. Sou a responsável deste grupo de fármacos. Nós aqui somos uma democracia e eu apenas sirvo de moderadora. Portanto, podes dizer tudo aquilo que quiseres, ok?

Dexametasona
OK.

Hidroxicloroquina
Muito bem. Queres-nos falar um pouco mais sobre ti?

Dexametasona
Eu… Eu sou um corticóide. Sirvo para muita coisa, nomeadamente para ser administrada nos doentes com lesões medulares ou tumores intracranianos. E, pelos vistos, também sirvo para curar a COVID-19. 

Ibuprofeno
Coitada, esta ainda está em negação. 

Hidroxicloroquina
Ibuprofeno, não sejas assim para a Dexa. Lembras-te quando cá chegaste? Numa semana tratavas a COVID-19, na semana a seguir já te associavas à maior taxa de mortalidade… Lembras-te de como isso te mexeu com a cabeça? Tem um bocadinho de respeito, por favor. Dexa, podes continuar, por favor.

Dexametasona
Aparentemente, um estudo de Oxford disse que eu tenho capacidade para melhorar a taxa de mortalidade dos doentes com COVID-19. Logicamente, toda a gente correu para a farmácia para me comprar, esgotaram o meu stock e faltei aos doentes que realmente precisavam de mim. Sinto-me muito culpada. 

Perindopril
· Colocando o braço à volta da Dexametasona.
Ó minha querida, não penses mais nisso. Também andaram a dizer que eu, os meus irmãos e os meus primos curávamos a doença, porque inibíamos o receptor pelo qual o vírus entra no pneumócito. Até se deram ao trabalho de aerossolizar uns infelizes de uns primos meus. No fim, não deu em nada.

Valsartan
· A cochichar com o Irbesartan.
Olha, o Perindopril já lhe está a arrastar a asa…

Perindopril
Já te disseram que tens um terminal OH lindo?

Hidroxicloroquina
Perindopril, já chega! Larga a miúda. Não vês que ela acabou de chegar aqui? Não vês que está confusa? Deixa-a respirar, se faz favor.

Perindopril
· A afastar-se enquanto pisca o olho à Dexametasona.
Se algum dia precisares que baixe a sistólica de algum dos teus doentes, dá-me um toque…

Hidroxicloroquina
Tens de desculpar aqui o pinga-amor do Perindopril. Nunca mais foi o mesmo desde que a Remdesivir saiu do grupo, depois daquele estudo da NEJM que mostrou que afinal reduzia mesmo a duração da doença…

Dexametasona
Não há problema. Eu agora só queria saber o que vai ser de mim.

Hidroxicloroquina
Olha, querida, eu vou-te explicar o que se vai passar de seguida. Vais estar nas bocas do mundo, vais aparecer nos telejornais, em artigos nas redes sociais… Vais ter meio mundo a falar de ti e o outro meio mundo louco à porta das farmácias para te comprar. Vais ser uma espécie de Beatle da Farmacologia. Toda a gente vai depositar a esperança em ti. Vais-te sentir muito especial…

Dexametasona
Mas… Mas isso é bom, certo?

Hidroxicloroquina
Lembra-te, fofinha, quanto mais alta é a subida, mais brusca é a queda. Com o tempo, vão sair estudos que demonstram que afinal não és assim tão boa. Alguns até vão dizer que aumentas a mortalidade. E, de repente, todas as pessoas que te idolatravam vão-se esquecer de ti. Vais voltar a tratar edemas cerebrais num ápice. Mas não te preocupes. Eu, o Ibuprofeno, o Perindopril e os restantes medicamentos vamos estar aqui para te apoiar.

Os medicamentos aproximaram-se todos da Dexametasona e abraçaram-na, fazendo-a sentir um bocadinho mais segura. 
Lá fora, a cebola, o alho, a sálvia e uma série de produtos homeopáticos batiam à porta e gritavam “Deixem-nos entrar!”. Coisa que nunca aconteceu porque, como não são medicamentos, o lugar deles é na rua, à chuva.




Fontes
  1. Imagems: Internet.
  2.   Texto: Old Boys Network.







Etiqueta principal: Covid-19.
___________________________________________________________________________

1 comentário: