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25 de fevereiro de 2021

O racismo do “activista político anti-racista” Mamadou Ba

Vamos aos cotas (kotas)…


A propósito da novela do “activismo anti-racista” do racista “activista político anti-racista” Mamadou Ba enviaram-me umas “coisinhas” e solicitaram-me que me pronunciasse.

Lá me pronunciei e aqui reproduzo as “coisinhas” que recebi e o meu pronunciamento.


Cromoidiotices

Na minha cidade natal, Malanje, além das cores do arco-íris, todos aprendíamos quase sem querer uma escala cromática referente à cor da pele daqueles que andavam à nossa volta. Era assim: preto tal e qual, preto fulo, mulato, cabrito, pardo, branco de segunda e branco tal e qual.

José Mena Abrantes • Rede Angola • 15.02.2014 • 16h22  original

Na minha cidade natal, Malanje, além das cores do arco-íris, todos aprendíamos quase sem querer uma escala cromática referente à cor da pele daqueles que andavam à nossa volta. Era assim: preto tal e qual, preto fulo, mulato, cabrito, pardo, branco de segunda e branco tal e qual.

Preto tal e qual era o filho de dois pretos tal e qual. Mulato era o filho do preto tal e qual com o branco tal e qual. O filho do mulato com o preto tal e qual era o preto fulo. Cabrito era o filho do mulato com o branco tal e qual. Cabrito com o branco tal e qual gerava o pardo. Sendo este já normalmente bem claro, filho dele com um branco tal e qual já dava origem ao branco de segunda.

Aqueles que já não se percebia muito bem onde se situavam eram agrupados sob o rótulo de “fronteiras perdidas”. O percurso de preto tal e qual para o branco tal e qual, com todas as suas variantes e matizes intermédias, era considerado melhoria da raça. O percurso inverso era considerado atraso da raça.

Por muito ténues que essas nuances possam parecer, elas eram altamente compreensíveis para a mentalidade reinante no período colonial e quase ninguém na cidade desconhecia, por exemplo, que eu era branco de segunda. Bem, alguns ainda confundiam as coisas e muitas vezes fui recebido na principal pastelaria da cidade ao som do provocador ‘méééé…’ feito pelo empregado recém-chegado das berças, convencido que eu era cabrito como a minha avó materna.

Com a proclamação da Independência, muitos de nós achámos que essa questão da cor da pele deixaria de ter qualquer importância, até porque os dirigentes do país libertado haviam inscrito entre os seus princípios maiores a ausência de qualquer discriminação de qualquer natureza. E assim convivemos civilizadamente durante alguns anos, tratando-nos por camaradas, aparentemente alheios ao rigor e esforço visual necessários para distinguir tantos e tão variados tons na epiderme dos nossos parceiros humanos.

Eis senão quando no horizonte de uma nova imprensa, dita independente, surgiram alguns mentecaptos apostados em definir (pre)conceitos mais conformes à sua mentalidade. Eles assumiam-se como os mais puros e genuínos representantes de uma “angolanidade” por eles inventada e, fingindo que isso nada tinha a ver com a cor da pele, hierarquizaram os angolanos em “autóctones” (os superiores) e “extra-africanos” (os inferiores), classificação essa que nos fazia regredir muito para além de tempos tidos como ultrapassados.

Quando julgávamos que mais nada nos podia surpreender a esse nível, uma insólita manchete foi publicada com grande relevo num semanário: “O dilema de Angola: pretos ao poder porque… os negros já lá estão!” (Folha 8, 15/6/2013). Ficámos sem perceber lá muito bem o que era aquilo. Sabíamos já, claro, que as almas bem pensantes que negam ser racistas evitam chamar pretos às pessoas pretas, preferindo defender sem qualquer sustentação científica uma diferença subtil segundo a qual “preto é cor, negro é raça”.

Essa não era, porém, a lógica do autor do tal texto. Para ele, negros são “os novos dirigentes instalados no poder, formados nas academias ocidentais, que renegam a sua cultura, língua, costumes, alimentação, religião e tradição”, e pretos “os que estão relegados para a mais ignóbil pobreza, miséria extrema, discriminação, etc.” (sic).

Para tentar esclarecer a suposta diferença entre duas cores iguais (ou antes, de duas “não cores”, já que ambos os termos se referem à ausência de qualquer cor), o articulista chega ao extremo de precisar o que cada um desses “descolorados” prefere comer: os negros “preferem cozido à portuguesa e comem funge apenas uma vez por semana, porque senão dormem”, e os pretos “comem pirão todos os dias e várias vezes ao dia e não dormem, pelo contrário, trabalham vigorosamente” (sic).

Se julgam que exagero e as coisas ficam por aqui, não se iludam, porque os mulatos que até agora conhecemos, e que são e sempre foram apenas mulatos, afinal podem aspirar também a outro estado. “Os mulatos patrióticos consideram-se pretos”, garante o tal editorial. Com tão delirante caleidoscópio, admito a minha derrota e prefiro decretar a minha total cegueira para todas as cores existentes.

E eu que cheguei a julgar atrasada e arrevesada a mentalidade colonial.




O meu pronunciamento


Li este artigo do Malangino José Mena Abrantes faz anos!

Chama Brancos de Segunda aos que conheci como Brancos de Benguela, mas fora isso 'tá tudo bastante bem.

Li, também faz anos, declarações de outro Malangino, João Cardona Gomes Cravinho, que contava ao estarrecido entrevistador que o avô, um Velho Colono, afirmava que não existiam filhos ilegítimos mas que podiam existir pais ilegítimos, como era o caso de David Livingstone, que se tinha farto de fazer filhos nas pretas mas nunca tinha perfilhado nem educado nenhum porque, segundo ele, David Livingstone, os ditos filhos eram filhos da Tentação, do Pecado, de Satanás.

O pai do Mamadou Ba deve ter sido um David Livingstone francês, pelo que temos de o compreender e aos problemas psicológicos que o afectam.

Temos de o compreender mas não temos de o aturar e, menos ainda, de lhe pagar para que bolse sobre nós o ódio que tem ao pai.

Curiosamente Joseph Arthur de Gobineau, mais conhecido por Conde de Gobineau, o Grande Apóstolo do Racismo Branco que tanto influenciou a Intelectualidade Portuguesa, muito particularmente Joaquim Pedro de Oliveira Martins, sofria de mal semelhante àquele de que Mamadou Ba e todos os filhos de David Livingstone sofrem, só que Arthur de Gobineau não odiava o pai, um branco tal e qual, mas a mãe, uma parda antilhana.

E há mais casos bem conhecidos e documentados de quem odeie os demais porque se odeia a si próprio.







Etiqueta principal: Racismo Negro.

3 comentários:

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