Páginas

29 de fevereiro de 2020

A Manipulação das Massas




O mais recente livro de Douglas Murray tem por título, em inglês, The Madness of Crowds: Gender, Identity, Morality (published September 17th 2019) e, em português, A Insanidade das Massas: Como a opinião e a histeria envenenam a nossa sociedade (publicado em fevereiro 2020), mas mais correcto, por mais descritivo, seria que o seu título fosse: A Manipulação das Massas: Como, a mando de quem os controla, os meios de comunicação de massa empresarias atomizam as sociedades para melhor as dominarem.



Transcrevo seguidamente, e em primeiro lugar, o que está escrito na Contracapa da edição em português, depois, e em segundo lugar, o Sumário da obra:

SEXUALIDADE, GÉNERO, TECNOLOGIA E RAÇA
Neste seu novo livro, Douglas Murray analisa os assuntos mais fraturantes do século XXI, revelando as novas guerra culturais que acontecem nas empresas, nas universidades, nas escolas e dentro das nossas casas, em nome da justiça social e das políticas de identidade. 
Vivemos numa era em que as noções de religião e ideologia política colapsaram. No seu lugar emergiu um desejo cego de corrigir o que está errado e uma militância de identidade, ambos potenciados pelas redes sociais. A agenda acabou dominada por um conjunto restrito de interesses enquanto a sociedade se torna cada vez mais tribal — e, como o autor mostra, as baixas estão a aumentar. 
Nenhum leitor, de qualquer quadrante político, pode ignorar este livro provocativo que procura dar sentido à discussão sobre os temas mais complicados do momento. A Insanidade das Massas termina com um impressionante apelo à liberdade de expressão, aos valores comuns e à sanidade numa era de histeria. 

Introdução 
Capítulo Um – Gay
Interlúdio – As Fundações Marxistas 
Capítulo Dois – Mulheres
Interlúdio – O Impacto da Tecnologia 
Capítulo Três – Raça
Interlúdio – Sobre o Perdão 
Capítulo Quarto – Trans 
Conclusão 
 
Agradecimentos 
Notas 
Índice Remissivo



É facto que Douglas Murray se debruça fundamentalmente sobre a situação nos Estados Brancos, Anglo-Saxões e Puritanos (BRASP), em inglês dos White, Anglo-Saxon and Puritan (WASP) States, particularmente sobre a situação nos Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e nos Estados Unidos da América.

Mas também é facto que Douglas Murray considera que esses dois estados são “O Mundo”, em inglês “The World”.

E ainda é facto que em Portugal, no Brasil, nos PALOPs, uma parte importante das Elites Culturais, Económico-Financeiras, Mediáticas, Militares, Políticas, partilha da opinião de Douglas Murray: 
“O Mundo” é “O Ocidente” 
e o seu Caudilho são os Estados Unidos da América.

É por isso que me parece prudente ler esta obra de Douglas Murray…





Fontes
  1. Douglas Murray”. Wikipedia, la enciclopedia libre. Esta página se editó por última vez el 24 feb 2020 a las 19:42. Recuperada a las 20:20 el 29 de febrero de 2020
  2. The Madness of Crowds: Gender, Identity, Morality. Douglas Murray. Goodreads. No publication date. Retrieved at 20:30 on February 29, 2020.
  3. A Insanidade das Massas: Como a opinião e a histeria envenenam a nossa sociedade. Douglas Murray. Goodreads. Sem data de publicação. Recuperada às 20:40 de 29 de fevereiro de 2020.


Etiqueta principal: Fascismo Pós-Moderno.
___________________________________________________________________________

1 comentário: