O mais recente livro de Douglas Murray tem por título, em inglês, The Madness of Crowds: Gender, Identity, Morality (published September 17th 2019) e, em português, A Insanidade das Massas: Como a opinião e a histeria envenenam a nossa sociedade (publicado em fevereiro 2020), mas mais correcto, por mais descritivo, seria que o seu título fosse: A Manipulação das Massas: Como, a mando de quem os controla, os meios de comunicação de massa empresarias atomizam as sociedades para melhor as dominarem.
Transcrevo seguidamente, e em primeiro lugar, o que está escrito na Contracapa da edição em português, depois, e em segundo lugar, o Sumário da obra:
SEXUALIDADE, GÉNERO, TECNOLOGIA E RAÇA
Neste seu novo livro, Douglas Murray analisa os assuntos mais fraturantes do século XXI, revelando as novas guerra culturais que acontecem nas empresas, nas universidades, nas escolas e dentro das nossas casas, em nome da justiça social e das políticas de identidade.
Vivemos numa era em que as noções de religião e ideologia política colapsaram. No seu lugar emergiu um desejo cego de corrigir o que está errado e uma militância de identidade, ambos potenciados pelas redes sociais. A agenda acabou dominada por um conjunto restrito de interesses enquanto a sociedade se torna cada vez mais tribal — e, como o autor mostra, as baixas estão a aumentar.
Nenhum leitor, de qualquer quadrante político, pode ignorar este livro provocativo que procura dar sentido à discussão sobre os temas mais complicados do momento. A Insanidade das Massas termina com um impressionante apelo à liberdade de expressão, aos valores comuns e à sanidade numa era de histeria.
Introdução
Capítulo Um – Gay
Interlúdio – As Fundações Marxistas
Capítulo Dois – Mulheres
Interlúdio – O Impacto da Tecnologia
Capítulo Três – Raça
Interlúdio – Sobre o Perdão
Capítulo Quarto – Trans
Conclusão
Agradecimentos
Notas
Índice Remissivo
É facto que Douglas Murray se debruça fundamentalmente sobre a situação nos Estados Brancos, Anglo-Saxões e Puritanos (BRASP), em inglês dos White, Anglo-Saxon and Puritan (WASP) States, particularmente sobre a situação nos Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e nos Estados Unidos da América.
Mas também é facto que Douglas Murray considera que esses dois estados são “O Mundo”, em inglês “The World”.
E ainda é facto que em Portugal, no Brasil, nos PALOPs, uma parte importante das Elites Culturais, Económico-Financeiras, Mediáticas, Militares, Políticas, partilha da opinião de Douglas Murray:
“O Mundo” é “O Ocidente”
e o seu Caudilho são os Estados Unidos da América.
É por isso que me parece prudente ler esta obra de Douglas Murray…
Fontes
- “Douglas Murray”. Wikipedia, la enciclopedia libre. Esta página se editó por última vez el 24 feb 2020 a las 19:42. Recuperada a las 20:20 el 29 de febrero de 2020
- The Madness of Crowds: Gender, Identity, Morality. Douglas Murray. Goodreads. No publication date. Retrieved at 20:30 on February 29, 2020.
- A Insanidade das Massas: Como a opinião e a histeria envenenam a nossa sociedade. Douglas Murray. Goodreads. Sem data de publicação. Recuperada às 20:40 de 29 de fevereiro de 2020.
Etiqueta principal: Fascismo Pós-Moderno.
___________________________________________________________________________
Partilhado no Twitter.
ResponderEliminarhttps://twitter.com/athayde_a/status/1233886560577368065