Páginas

8 de julho de 2020

Agostinho da Silva - Das características dos portugueses

Alice Cruz e Agostinho da Silva



Alice Cruz
… das características portuguesas se destacavam o comerciar e o conversar e que isso nos levou longe no Mundo.


Agostinho da Silva
São Bernardo disse aos templários: «para que vocês deixem de combater os muçulmanos, o melhor é comerciar com eles», (…) a coisa é que saiu mal, (…) o que acabaria por tornar os templários em banqueiros (…), o que fez Dom Dinis também, que fez uma coisa muito interessante que foi a primeira nacionalização que houve em Portugal, nacionalizando o tesouro dos templários, fazendo ao mesmo tempo, a primeira privatização, já que os privou a eles de terem o tesouro, toda a nacionalização pode ser uma privatização ao mesmo tempo, não é?


Alice Cruz
O senhor professor acredita no Destino, no fado?


Agostinho da Silva
Pode ser que haja, pode ser que o destino seja ser livre.


Alice Cruz

… a Liberdade será deixar cada um ser aquilo que é, e deixar ser isso contagioso, como diz o senhor professor. Como é isso possível?


Agostinho da Silva
É preciso sobretudo ter como têm todos os portugueses, o sentido de intervalo entre os antípodas das leis.

A lei é feita para conceder o máximo de liberdade às pessoas, não destruindo relações possíveis …

Tudo o que veio contra (a minha liberdade) foi para favorecer.


Alice Cruz
O senhor professor tem vários filhos, oito, salvo erro. Como é a sua relação com eles?


Agostinho da Silva
Posso ter dito muita coisas erradas e muitas coisas certas, mas a relação foi sobretudo uma relação de liberdade completa, de eles fazerem e tomarem o caminho que lhes parecia mais interessante para a sua vida.

Não tenho saudades, as pessoas de quem eu gosto estão sempre comigo, como vou ter saudades deles? Mesmo que seja muita a distância. De modo que essa coisa de Saudade para mim não existe, sempre tenho andado no mundo, Brasil por exemplo, não tive saudades de Portugal, nem agora tenho do Brasil. A Saudade supõe ausência, se eu nunca estou ausente de mim, como vou ter Saudades?



Brasão Real de Portugal
Filipe I
Notar, em timbre, a Serpe Alada de Ofiússa.




Fontes
  1. Agostinho da Silva-Das características dos portugueses”. Canal do YouTube de Clavis Prophetarum. Publicado a 03 de Dezembro de 2007. Recuperado a 08 de Julho de 2020.
  2. File:Ornamented Royal Coat of Arms of Portugal (Philip I).svg”. Wikimedia Commons, the free media repository. This page was last edited on 17 February 2017, at 13:41. Retrieved on 8 July 2020, at 15:26 (UTC+01:00).
  3. Ofiússa”. Wikipédia, a enciclopédia livre. Esta página foi editada pela última vez às 21h50min de 7 de junho de 2019. Recuperada às 15h47min de 8 de julho de 2020 (UTC+01:00).







Etiqueta principal: Cultura Lusística.
___________________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário